Alunos aprovam o trabalho da Patrulha Escolar nas unidades de ensino de Vitória e região

Servindo como incentivo para a continuidade de seus trabalhos, a Patrulha Escolar inicia 2013 com um grande estímulo: de acordo com uma pesquisa realizada com alunos da rede estadual, a atuação dos policiais nas unidades de ensino é encarada como positiva. Realizada no fim do ano passado, a atividade envolveu aproximadamente 360 estudantes. Na oportunidade, os jovens foram entrevistados sobre a importância e participação da Patrulha nos locais onde estudam.

Dos entrevistados, 98% deles afirmaram confiar no trabalho dos policiais. Para o capitão e coordenador da Patrulha Escolar, Warner Di Francesco Belém, essa aceitação por parte dos estudantes é fruto da proximidade com a comunidade escolar.

“No ano de 2012, foram realizadas 4.023 visitas às unidades de ensino. Nós visitamos as escolas diariamente, sendo que nenhuma escola deixa de nos receber pelo menos uma vez por semana”, explica o capitão sobre a presença da Patrulha nas escolas de Vitória e região, que neste ano amplia sua atuação para as cidades de Viana e Guarapari.





Palestras, orientações e ações preventivas são algumas práticas que pontuam essa relação entre Patrulha e comunidade escolar. O contato com os policiais busca estimular a conscientização dos alunos sobre importantes aspectos que permeiam o ambiente escolar e nossa sociedade, como a discussão relacionada ao bullying e a prevenção ao uso de drogas.

Sobre a importância dessa parceria, o capitão Warner destaca a proposta inovadora da ação. “É uma proposta mais ampla, que tenta modificar esse paradigma da figura do policial que o aluno possui, além de reforçar os objetivos do Programa Estado Presente”.

A Patrulha Escolar teve sua criação no segundo semestre de 2012 e é uma ação desenvolvida em conjunto pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), juntamente da Polícia Militar. Ao todo 23 policiais fazem parte da equipe e atuam com o objetivo de construir um local propício ao processo de ensino, juntamente da comunidade escolar e a família.

Fonte: Folha de Vitória





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