Cadastro de alunos para passe livre em ônibus começa em Vitória e em outras cidades do estado

O cadastramento de estudantes da rede pública de ensino técnico e superior, e os da rede privada com bolsa do governo estadual ou federal, para terem acesso ao Cartão Transcol Estudantil Gratuito, começou na segunda-feira (11). Para utilizarem o benefício, os alunos precisarão comprovar a renda, preencher um formulário e apresentar documentação. De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano de Vitória e região, (GVBus), o cartão poderá ser utilizado apenas para o deslocamento entre a residência e a instituição de ensino e não poderá ser usado durante as férias escolares.

Os alunos serão beneficiados se tiverem renda familiar dentro de algumas condições. “Serão atendidos aqueles que estão inseridos em família com um filho dependente e renda de até três salários mínimos. Também as família com dois filhos dependentes e renda de até quatro salários mínimos, e famílias com três ou mais filhos dependentes e renda de até cinco salários mínimos”, explicou o diretor da GVBus Elias Baltazar.

Para ter direito, o estudante deve fazer o pré-cadastro no site do GVBus, imprimir o formulário e levá-lo até a unidade de ensino para assinatura do representante da escola na cidade de Vitória previamente cadastrado.

O estudante também deve preencher um dos formulários de Declaração de Renda e reconhecer firma do declarante. Após esses passos, o aluno deve dirigir-se a um dos postos de cadastramento (Terminal de Campo Grande, Ibes, Laranjeiras ou na Loja do Estudante na Ufes), entregar os formulários e toda as documentações exigidas.





A empresa vai realizar uma análise de todos os documentos e avaliar se o cadastro atende todos os requisitos da lei. Assistentes Sociais também farão visitas domiciliares às residências dos estudantes, sem aviso prévio, para confirmação das informações fornecidas e, caso seja constatado que não são verdadeiras, o cadastro será indeferido ou o beneficio será suspenso.

Beneficiados

Os alunos que se encaixam nas regras do beneficiamento se mostraram satisfeitos com a economia. “Já temos um custo alto por sermos universitários e, como ainda estudamos, não dá para ter uma renda, pois a maioria não trabalha. Então com essa economia na passagem, poderemos investir em livros e até mesmo outras cosias pessoais”, explicou a universitária Jaqueline Reis.

Apesar de o cadastramento ter sido iniciado nesta segunda, muitos estudantes alegaram que não conseguiram realizar o procedimento. “Diversos alunos estão reclamando que não conseguem se cadastrar. Eu mesmo estou com toda a documentação exigida e divulgada pela GVBus e também não consegui”, explicou o universitário Valmir Júnior. Sobre a reclamação, a empresa disse que não tem registro de reclamações e garantiu que o sistema está funcionando normalmente.

Documentação exigida

Carteira de identidade ou certidão de nascimento, comprovante de residência, comprovante da renda própria ou familiar, carteira de trabalho, foto 3×4, cópia da carteira de trabalho, cópia da declaração de imposto de renda.

A empresa destacou a importância de que, ao preencher o formulário de cadastro, o estudante informe o e-mail correto, pois este será o canal de comunicação direto entre ele e o GVBus.

Fonte: G1





Deixe seu comentário