Festival Nacional de Teatro de Vitória exibirá 34 espetáculos a partir deste domingo

O Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória chega à sua nona edição com toda a força e promete grandes espetáculos. Deste domingo (13) até o dia 21, os amantes do teatro poderão assistir gratuitamente a apresentações de 34 espetáculos e participar de nove oficinas e quatro palestras. Haverá ainda nove demonstrações de trabalhos e lançamento de livro.

Os espetáculos serão apresentados no Theatro Carlos Gomes, Teatro José Carlos de Oliveira (Centro Cultural Carmélia), Teatro Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Escola Técnica de Teatro, Dança e Música Fafi, Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane), Teatro do Sesi (Jardim da Penha) e em espaços de rua.

Como atrações nacionais, esta edição traz os espetáculos “Esta Criança”, com a atriz Renata Sorrah e Cia. Brasileira de Teatro (PR), e o musical “Gonzagão – A Lenda”, dirigido pelo pernambucano João Falcão. Uma novidade do festival será a apresentação de espetáculos de rua também em Vila Velha e em Cariacica.

Haverá nove espetáculos capixabas, além de peças do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Brasília, Bahia, Maranhão e Sergipe. O Festival de Teatro terá ainda um espetáculo internacional, de Cuba, e duas oficinas ministradas pelo dramaturgo Santiago Serrano, da Argentina.

O lançamento do livro “Cena Aberta”, da dramaturga de Vitória Vera Vianna, será no Theatro Carlos Gomes, no dia 16, às 18h30. A entrada para os espetáculos é franca. Os ingressos podem ser retirados nas bilheterias dos teatros, nos dias dos espetáculos, sempre a partir das 13 horas. Cada pessoa tem direito a apenas um bilhete.

“O 9º Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória é o maior evento de arte cênica do Estado. Reúne grupos e representações de diferentes regiões do país, além da produção local, e o que a gente tem com isso é o fortalecimento da cena teatral brasileira e do Espírito Santo”, disse o secretário municipal de Cultura, Alexandre Lima.





A promoção é da Prefeitura de Vitória, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), com organização da Ratimbum Produções.

Abertura

A abertura do festival, neste domingo (13), às 20h30, no Teatro Universitário, será marcada com solenidade e exibição de vídeos dos homenageados deste ano, que são o diretor, ator e cineasta Luiz Tadeu Teixeira, e a bilheteira Silvia Ramos (in memoriam). No mesmo teatro, após as homenagens, haverá apresentação do espetáculo “Munheca”, pela Cia Burlantins (MG), que faz uma releitura do clássico de Moliére “O Avarento”.

Também será apresentada neste domingo, às 17 horas, no Teatro do Sesi, em Jardim da Penha, a peça “A Casa do Assoalho Velho”, com a Cia. Trupe Lá Pocô (ES). Às 19h30, no Theatro Carlos Gomes, o Grupo Paiol de Teatro (ES) encenará “A Revolução de Caranguejos”.

Homenageados

Luiz Tadeu Teixeira, jornalista, ator e diretor teatral, estreou no teatro em Vitória participando do musical “Ensaio Geral”, apresentado no teatro da Escola Técnica, em maio de 1970. No mesmo ano, foi ator em “Mordaça”, “Uivo”, de Allen Ginsberg, e “A História do Zoológico”, de Edward Albee, ao lado de Milson Henriques, com direção de Paulo Torre.

Silvia Maria Garcia Ramos (in memoriam) foi admitida na extinta Fundação Cultural do Espírito Santo em 2/04/1976. Em março de 1978, a servidora foi executar suas funções no Teatro Carlos Gomes no cargo de auxiliar de serviços gerais, assumindo a função de bilheteira no Theatro Carlos Gomes. De março de 1978 a maio de 2000, além de vender ingressos, também fazia fechamento de bordereaux, pagamento de artistas e outras atividades.





Deixe seu comentário