Guarda Civil Municipal orienta motoristas para evitar estacionamento irregular em Vitória

Mesmo com ruas e avenidas da capital bem sinalizadas, muitos condutores insistem em desrespeitar as placas de sinalização e estacionam de forma irregular. Buscando mudar esse comportamento inadequado, a Gerência de Operação e Fiscalização de Trânsito de Vitória preparou algumas orientações para auxiliar os motoristas a guiar de forma responsável e consciente.

De 2011 para 2012, houve uma redução no número de multas aplicadas no município de Vitória, com uma queda de aproximadamente 2%. Mas, mesmo com a queda dos índices, diariamente os agentes de trânsito da Guarda Civil Municipal são acionados para resolver problemas de veículos estacionados em frente a garagens, em vagas destinadas a pessoas idosas e portadoras de deficiência, entre outras infrações. Assim, ao apresentar essas orientações, a intenção da Guarda Municipal é trabalhar para reduzir ainda mais esse índice para o ano de 2013.





Segundo o gerente de Operação e Fiscalização de Trânsito, José Roque Nascimento, muitos condutores cometem infrações por desconhecer a legislação de trânsito. “Alguns motoristas são novos e outros, com o passar dos anos, acabam por relaxar e não mais seguem à risca as leis do Código de Trânsito Brasileiro. Isso se torna um grande erro e um complicador na construção de um trânsito mais humano e seguro. Basta analisar a quantidade de infrações de estacionamento na cidade de Vitória – cerca de 33.000 em 2012. Esse número corresponde a quase 50% das multas aplicadas no período”, ressaltou José Roque.

O condutor precisa ficar atento porque, em alguns pontos, não é necessário colocar placas específicas  para proibir o estacionamento. Dados da Gerência de Operação e Fiscalização de Trânsito apontam que 10% dos motoristas que param em locais proibidos não têm noção de que estavam cometendo uma infração.

Fonte: Prefeitura Municipal de Vitória





Deixe seu comentário