Museu Vale Vitória

O Museu Vale Vitória está situado às margens da baía de Vitória no bairro de Argolas, encontra-se instalado no prédio original da Estação Pedro Nolasco, que foi construído para atender à Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) em 1927.

Composto por três pavimentos e construído em estilo eclético, a edificação foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura em 17 de março de 1986.

Museu Vale Vitória

Museu Vale Vitória História

Construído em 1927, a antiga Estação São Carlos passou a se chamar Pedro Nolasco em 1935, em homenagem ao engenheiro responsável pela construção da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). O Museu Vale foi re-inaugurado em 15 de outubro de 1998, sendo um projeto realizado pela Companhia Vale do Rio Doce em parceria com o Banco Real e está sendo mantido pela mesma. Sua arquitetura eclética foi preservada na época da restauração, entre 1996 e 1997.

A Maria-Fumaça, locomotiva a vapor vinda da Filadélfia (Estados Unidos), foi adquirida em 1945 pela Companhia Vale. Restaurada em 1997, está em perfeito estado de funcionamento, bem como sua composição de carro de passageiros e vagão de cargas. O edifício-sede abriga o acervo permanente com 133 itens (84 peças e 49 fotografias) que contam a história da Estrada de Ferro Vitória a Minas. A Sala da Construção, a Sala de Manutenção e a Sala das Estações são espaços expositivos que apresentam a história da ferrovia. Visitar essas salas é percorrer o passado. O Museu conta também com o Centro de Memórias, que possui um precioso patrimônio arquivístico.

O Museu possui uma Maquete Ferroviária com 34m² de área construída, que ilustra todo o trajeto da Estrada de Ferro Vitória a Minas. Há ainda o Painel Interativo, que explica o processo de extração do minério, o carregamento e o descarregamento dos vagões e de navios, o processamento do minério e nas usinas de pelotização no Complexo de Tubarão e como ele é transportado atualmente. O Museu Vale, desde sua inauguração, vem apresentando obras de artistas que pertencem à história da arte contemporânea nacional e internacional. As mostras são realizadas na Sala de Exposições Temporárias, localizada no edifício-sede e no Galpão de Exposições, um antigo armazém de cargas adaptado para exposições de grande porte.





Museu Vale Vitória Acervo

A criação e manutenção de um acervo museológico é uma tarefa trabalhosa, dispendiosa, complexa e ainda em processo de estudo e aperfeiçoamento. Muitas questões fundamentais ainda estão sendo discutidas pelos especialistas, e em muitas delas ainda não se formaram consensos ou regulamentações definitivas. Todo esse campo está em rápida expansão e contínua transformação. O acervo representa o núcleo vital de todo museu, e em torno do qual giram todas as suas outras atividades. O acervo idealmente é gerido por um curador, ou por uma equipe de curadores, que tem a função de manter organizada e em bom estado a coleção em seus depósitos, define conceitualmente e organiza as exposições ao público, e supervisiona as atividades de documentação e pesquisa teórica sobre a coleção a fim de produzir novo conhecimento. O curador também tem um papel decisivo nos processos de aquisição e descarte de peças. O curador é o responsável pela gestão do acervo segundo o que foi definido no Plano Diretor do museu, que conta com uma seção especialmente dedicada à Política de Acervo, como está previsto no Código de Ética para Museus.

Vagas Museu Vale Vitória – Trabalhe Conosco

Atitude, responsabilidade, resiliência, criatividade, comprometimento para resultado, e saber trabalhar em equipe são algumas competências necessárias para fazer parte do time. Se você tem esse perfil e está em busca de oportunidades em uma empresa líder de mercado envie agora mesmo seu currículo para o Museu Vale Vitória.

Horário de Funcionamento Museu Vale em Vitória

  • Terça a Sexta das 08h às 17h / Sábado e Domingo das 10h às 17h

Onde fica, Endereço e Telefone Museu Vale em Vitória

  • R. Vila Isabel, 2-770 – Vitória – ES
  • Telefone: (27) 3333-2484

Mapa de localização





Deixe seu comentário