Pontos de Cultura de Vitória participam de Fórum Estadual em dezembro

Os Pontos de Cultura de Vitória (Semc) participarão do Fórum Estadual dos Pontos de Cultura, que acontecerá no dia 7 de dezembro, das 9 às 17 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid).

Eles integram-se ao Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura. No Espírito Santo, são ao todo 25 pontos, sendo 20 vinculados à Secretaria de Estado da Cultura e cinco à Prefeitura de Vitória, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

Durante o fórum, serão tratados, entre outros assuntos, a forma de representação do Espírito Santo na Comissão Nacional dos Pontos de Cultura e critérios de participação no IV Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, que acontecerá em abril e maio do ano que vem, em Natal (RN). Também serão eleitos delegados que participarão do evento nacional e definidos representantes de cada ponto. Na oportunidade, será ainda referendada a Comissão dos Pontos de Cultura do Estado.

Os pontos de cultura têm uma característica comum: a diversidade de programas culturais e a gestão compartilhada entre poder público e comunidade. Seu eixo é o fortalecimento da autonomia e do protagonismo da sociedade articulado em rede. Idealizado pelo historiador Célio Turino na década de 1990, o projeto tinha o objetivo de democratizar o acesso à cultura a toda população brasileira. Com a implantação do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura, o projeto tornou-se referência internacional. Atualmente, existem cerca de 3 mil pontos de cultura no Brasil.

Comunicação

O Ponto de Cultura – Agência de Comunicação do Território do Bem/Varal Agência de Comunicação é um dos pontos de cultura vinculados à Semc. É gerido pela Associação Ateliê de Ideias, atua com a formação de agentes locais de comunicação e atende cerca de 20 moradores do Território do Bem (bairros São Benedito, da Penha, Itararé, Bonfim, Consolação, Jaburu, Engenharia e Floresta).





Segundo a coordenadora do projeto, Geisiane Teixeira, a intenção do trabalho é que esses agentes possam produzir e gerenciar ferramentas de comunicação para a geração de trabalho e renda. “A gente trabalha aptidões”, disse Geisiane, comentando que, este ano, o ponto de cultura, sediado no bairro São Benedito, promoveu várias oficinas, como Fotografia, Produção de Identidade Visual, Prática de Criação de Jornal Comunitário, com a criação do informativo “Calango”, além de oficinas de Diagramação, de Língua Portuguesa e Produção de Texto. Várias outras oficinas na área da comunicação estão programadas para 2014.

Outros pontos

Ponto de Cultura Dona Maria Coroa – Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Unidos de Jucutuquara

O Ponto de Cultura Dona Maria Coroa – Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Unidos de Jucutuquara tem como objetivo promover o conhecimento das tradições populares e da memória da escola junto a crianças e jovens. Entre as ações propostas, estão: desenvolver pesquisas da história do samba e do Carnaval, realizar oficinas para a comunidade visando à geração de renda, criar um centro de memória, uma biblioteca comunitária e um telecentro.

Unidos da Piedade

O ponto de cultura Piedade Berço do Samba, Terra de Bamba: (Re) vivendo e Construindo sua Memória (Associação Cultural, Social, Esportiva Grêmio Recreativo Escolas de Samba Unidos da Piedade) trabalha o reconhecimento da identidade étnica afrobrasileira através de oficinas temáticas; estimula crianças e jovens a participar da escola de samba e promove o envolvimento da comunidade em diversas atividades culturais ligadas à agremiação.

Churrupita

O ponto de cultura Espaço Criança Legal – Associação Grupo Churrupita de Teatro Amador visa à formação de novos artistas e de plateia. Por ser um espaço onde crianças, jovens e adultos têm acesso especialmente à arte do circo, promove, através de oficinas e apresentações técnicas, a revitalização dessa arte. Entre as atividades realizadas, estão as práticas de malabares, tecidos, acrobacia e monociclo.

Capoeira

O ponto de cultura Capoeira Ginga da Paz- Associação Desportiva, Cultural, Social e Educacional de Capoeira e Artes Afro-brasileiras Aliança localiza-se no bairro Tabuazeiro. Visa ao ensinamento prático da capoeira, além da teoria histórica da cultura da capoeira, oferecendo aprendizado musical, treinos, oficinas, jogos e eventos.





Deixe seu comentário