Prefeitura de Vitória acolhe moradores de rua e usuários de crack em locais públicos

Os moradores de Vitória terão de volta as praças e os locais públicos da cidade, hoje ocupadas por moradores de rua e usuários de drogas, em especial o crack. A afirmação é do prefeito Luciano Rezende, que no sábado (16) reuniu a imprensa na Praça da Ciência, na Praia do Canto, para anunciar um programa abrangente para cuidar dessas pessoas desabrigadas, encaminhando-as para abrigos ou para tratamento médico.

“A população pode ficar sossegada, porque as praças de Vitória vão voltar a ser locais de lazer, onde todos poderão desfrutar as belezas da cidade, com higiene e segurança na cidade de Vitória. Todos têm o direito de ir e vir, mas não de permanecer para criar problemas para a maioria”, disse o prefeito, que descartou, no entanto, qualquer ação truculenta.

Com essa finalidade, o prefeito Luciano Rezende criou um grupo multidisciplinar, com a participação de representantes das secretarias de Saúde, Assistência Social, Cidadania, Segurança e Serviços, a fim de ocupar as praças e outros locais públicos. Com as ações que já estão sendo desenvolvidas, a Prefeitura espera que em pouco tempo a situação esteja normalizada.





A primeira providência adotada pelo grupo foi o cadastramento de 200 pessoas que vivem nas ruas, e, destas, 38 já estão sendo monitoradas. O levantamento identificou ainda hotéis no centro da cidade que servem de ponto de venda e uso de drogas, que passarão a ser fiscalizados.

De posse desses números, a Prefeitura passou a atuar em vários pontos da cidade, começando pelo centro, em especial a região das praças Costa Pereira e Ubaldo Ramalhete e rua General Osório, no parque Moscoso. Esta semana, a fiscalização atingirá a Vila Rubim, Praia do Canto e Jardim da Penha.

“Estamos ocupando todos os locais e iremos realizar a urbanização das regiões que se encontram abandonadas, reforçando a iluminação pública e garantindo a segurança da população”, disse prefeito Luciano Rezende.

As ações da Prefeitura, segundo ele, não são repressivas, mas de caráter sócio-educativo, visando à reintegração familiar, com a abertura de canais de emprego e de geração de renda para alguns. Dentro de poucos dias, a população já vai sentir os efeitos das ações da prefeitura, segundo o prefeito Luciano Rezende: “Já desocupamos parte do antigo terminal aquaviário, na Avenida Beira-Mar, onde residiam algumas famílias, e estamos atuando intensamente no centro da cidade e nos próximos dias em Jardim da Penha e Praia do Canto”, disse.

O trabalho é desenvolvido por profissionais especializados da Secretaria Municipal de Saúde que percorrem a cidade com consultórios móveis totalmente equipados.

Fonte: Prefeitura Municipal de Vitória





Deixe seu comentário