Inscrições abertas para cursos gratuitos de costureiro, cozinheiro e padeiro em Vitória

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) – Bolsa Formação Trabalhador está com inscrições abertas para os cursos de costureiro (modelagem, corte e costura); cozinheiro industrial e padeiro confeiteiro até esta sexta-feira (26), das 9 às 17 horas. No total, serão 76 vagas.

O público-alvo é formado por moradores de Vitória cadastrados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), beneficiados pelo Cadastro Único da Assistência Social (CadÚnico).

As inscrições deverão ser feitas na Agência Municipal do Trabalhador (AMT), na praça Ubaldo Ramalhete, rua Sete de Setembro, ao lado da Casa de Maria (antigo Colégio do Carmo), no Centro Histórico.

O curso na cidade de Vitória de costureiro terá carga horária de 220 horas, vai durar 55 dias e será oferecido nas Obras Pavonianas, em Santo Antônio, das 8 às 17 horas. Já o de cozinheiro industrial é o mais extenso e contará com 380 horas e 95 dias de duração, sendo realizado na Unidade de Inclusão Produtiva de São Pedro/São José), das 18 às 22 horas.

Padeiro





Por último, o de padeiro confeiteiro, com 320 horas, se estenderá por 80 dias e também será oferecido em Santo Antônio, das 13 às 17 horas. O início dos três cursos está previsto para o dia 20 de maio. Informações pelo telefone (27) 3132-5313.

Os documentos necessários são: encaminhamento do Cras (deve ser retirado no Cras do bairro), Carteira de Trabalho, comprovante de escolarização, xerox do CPF, RG e comprovante de residência atual e escolaridade.

Carga horária

Segundo a gerente de Qualificação do Trabalhador, Fabiana Santos, a carga horária dos cursos – com, no mínimo, 160 horas – valoriza a formação. “É uma chance para que os interessados se qualifiquem e tenham melhores oportunidades num mercado cada vez mais competitivo e carente de bons profissionais”, destacou.

Ela explicou que as oportunidades são criadas de acordo com a demanda de mercado e que há acompanhamento de técnicos desde a inscrição até a conclusão dos cursos, o que estimula a formação completa.

Segundo o secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Paulo Renato Fonseca Junior, a orientação é para que os alunos retornem após formados para que os cursos sejam aprimorados de maneira constante e de acordo com o perfil e a expectativa dos participantes, que variam muito. “A proposta é avançar de acordo com o que o mercado pede e necessita”.

Fonte: Prefeitura Municipal de Vitória





Deixe seu comentário