Motoboys vão receber qualificação profissional em curso pioneiro em Vitória

Motoboy há 10 anos, Luciano Ferreira Santana, 38 anos, diretor do Sindicato dos Motociclistas Profissionais do Estado do Espírito Santo, está confiante no conhecimento que ele e seus colegas deverão adquirir em um curso na cidade de Vitória pioneiro e específico para esses trabalhadores, que contemplará disciplinas como Relacionamento Interpessoal, Técnicas de Pilotagem Defensiva, Legislação de Trânsito, Noções de Turismo em Vitória e Primeiros Socorros.

Oferecido pelo Departamento de Educação do Sesi/Senai, da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), e com a colaboração da Prefeitura de Vitória, o curso “Capacitação para Motoboys” ocorrerá nos dias 20 e 27 de abril, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Eliane Rodrigues, na Ilha das Caieiras. As inscrições são feitas no próprio sindicato, situado à rua Nestor Gomes, 277 (ed. Tieta, sala 703), no Centro. O telefone é (27) 3035-1312.

“Conhecimento é sempre bem-vindo, necessário e nos estimula a crescer. Ainda mais num trânsito cada vez mais congestionado e caótico, que exige que tenhamos sempre paciência, técnica apurada e bom senso”, disse Santana, na expectativa de que o aprendizado valorize a profissão em Vitória.

Segundo Luciano Santana, grande parte dos sindicalizados da categoria nunca teve uma oportunidade de ter acesso a tanta informação ou reciclagem de maneira organizada e didática. O motoboy contou que a ampla carga horária e os temas variados permitirão conhecer melhor o próprio trabalho, os riscos diretos da profissão e os direitos e os deveres do profissional.





Outro diretor do sindicato, Fábio Luiz Mouri, 35, motoboy há nove anos, destacou que o conhecimento da área de turismo, de como receber adequadamente os visitantes e informações sobre os atrativos turísticos, fará com que a qualidade do trabalho se aprimore.

“Pela proposta sugerida, os cursos serão regulares e oferecidos sempre aos sábados, e esperamos que todos tenham acesso às informações. É uma chance para que o nosso trabalho se valorize, para que erremos menos e de termos mais argumentos ao oferecer nosso trabalho a quem nos contrata legalmente”, comemorou.

Relacionamento

De acordo com a coordenadora pedagógica de Educação da Findes, Edilene Aguiar, esta parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda, é inédita e foi motivada pela demanda dos próprios profissionais carentes de qualificação. “É uma força de vontade relevante, que cresce significativamente e merece uma especial atenção”.

Aguiar destacou que, sobre relacionamento pessoal, terão destaque conteúdos como: Diferenças Interpessoais, Bom Relacionamento, Comportamento, Conflitos no Trânsito e Estresse, entre outros. “Confiamos nos bons resultados e que a maioria dos sindicalizados participe e seja melhor aproveitada pelo mercado”.

Segundo o Sindmotos/ES, o Espírito Santo conta com cerca de 14 mil sindicalizados. Na Grande Vitória, são 8.000, a maior parte atuando na capital, por onde passa a maioria dos profissionais diariamente.

Fonte: Prefeitura Municipal de Vitória





Deixe seu comentário