Pontos Turísticos de Vitória

Vitória não é uma cidade com muitos pontos turísticos, mas há lugares interessantes para conhecer. Como a cidade já tem muitos anos de fundação, edifícios antigos estão presentes na paisagem cotidiana dos moradores, especialmente no centro da cidade. Arborizada, a capital conta, ainda, com diversos parques verdes ótimos para relaxar numa tarde, como o Parque da Vale.

Não se prenda apenas à cidade de Vitória e visite também as outras cidades da região metropolitana para complementar seu passeio. Guarapari, Vila Velha e Serra são cidades que atraem o turismo e têm muito a oferecer.

Pontos Turísticos de Vitória

É tão importante conhecer os arredores de Vitória que o ponto turístico mais famoso do estado fica em Vila Velha. O Convento da Penha pode ser visto tanto de Vitória como de Vila Velha, mas somente com uma visita ao lugar você poderá desfrutar de uma visão espetacular para as duas cidades.

1. Convento de Nossa Senhora da Penha: foi fundado em 1558 e é o símbolo turístico do Estado. Fica no alto de um morro de 154m, no bairro da Prainha, cercado pela Mata Atlântica. Você pode subir sua estrada a pé, de carro ou com vans que vão até o estacionamento. Logo após, para alcançar a antiga construção, há uma subida de 365 degraus. No Convento há missas diárias, em diferentes horários. Lá de cima a vista é incrível e, dependendo do lugar onde você está, é possível ver Vitória, Vila Velha, a Praia da Costa e o Morro do Moreno. Em datas comemorativas, feriados e aos domingos a movimentação por lá é intensa. Não deixe de levar sua câmera.

2. Praia de Camburi: é a mais presente na vida da cidade. Sempre tem gente correndo ou praticando esportes no calçadão. No verão, a prefeitura programa shows e eventos esportivos, deixando o lugar mais animado. Na praia, outra opção bem interessante é fazer o passeio de escuna. O calçadão foi reformado recentemente e o lugar se tornou muito agradável para andar, não só durante o dia como à noite.

3. Praça dos Namorados: A praça, que cerca a Praia do Canto, é o lugar onde acontece a feirinha nos finais de semana (a partir das 18h). Tem parquinho, pista para skate, área para exercício, patinação, entre outras coisas. Anexas ficam a Praça dos Desejos e a Praça da Ciência. São lugares próximos e um passeio bonito para fazer. Ao longo desse complexo de praças há restaurantes, bar, uma área boa para as crianças brincarem – principalmente na Praça da Ciência, que oferece brinquedos educativos e diferentes do habitual.





4. Centro Histórico: Vitória foi fundada em 1551 e tem um centro histórico mais antigo que o de cidades como São Paulo e Ouro Preto. Três pontos turísticos do centro são mais visitados: a Catedral Metropolitana, o Theatro Carlos Gomes e o Palácio Anchieta – uma das sedes do governo. A prefeitura disponibiliza monitores preparados em sete monumentos do centro: das 9h às 17h, de terça a domingo, inclusive nos feriados. Apesar de durante o dia o lugar ser tumultuado, dê preferência a horários com sol, já que a região é perigosa à noite.

5. Parque Botânico da Vale: No fim do bairro de Jardim Camburi, dentro do Complexo de Tubarão, fica o Parque da Vale, a maior área verde da Grande Vitória. O parque é parte de um cinturão verde da Vale e seu espaço, de 33 hectares, tem como objetivo ajudar a preservar a Mata Atlântica. É um lugar que permite aos seus visitantes conhecer melhor a mata, a fauna, e fazer trilhas – basta marcar um horário e usar calçado fechado. Outra atração interessante é um passeio feito de ônibus por dentro do complexo. O passeio é gratuito, sendo necessária a marcação de horário.

Parque da Pedra da Cebola: Um parque que virou cartão-postal do Espírito Santo por ter uma pedra em formato de cebola. À noite, essa pedra recebe uma iluminação especial, deixando o lugar ainda mais bonito. O parque é ótimo também para um passeio com crianças, pois tem uma fazendinha, aves e bastante espaço verde. Os moradores do bairro da Mata da Praia também costumam usar o Parque para a prática de esportes.





Deixe seu comentário