Prefeitura, skatistas e patinadores se unem pelo uso pacífico do Calçadão em Vitória

O sol apareceu e a galera do skate e do patins marcou presença no calçadão de Camburi, na cidade de Vitória, no sábado (19), no primeiro dia com os horários e espaços definidos para a prática desses esportes. Crianças, jovens e adultos adeptos das modalidades sobre rodinhas tiveram um encontro com os secretários municipais de Esportes, Wallace Valente, e de Transportes, Trânsito e Infraestrutura, Max da Mata.

O evento reuniu, entre várias pessoas, Aline Dantas, presidente da Associação Capixaba de Skate, Vitor Alexander (Mineiro), do grupo Skate de Rua, e o patinador Samuel Dias Constantino.

“Estamos abrindo um canal de comunicação muito importante com vocês, buscando o entendimento e o espírito de colaboração”, disse o secretário de Esportes. Valente lembrou que os horários são uma forma de evitar acidentes com pedestres, especialmente crianças e idosos, durante o verão, quando o movimento aumenta.

“Queremos deixar claro que nunca falamos em proibição nem em tomar equipamento de ninguém. Desde o início, nossa ação é educativa, de chamar a atenção de todos para uma convivência urbana pacífica”, disse Max da Mata.

A partir de agora, o calçadão é para uso exclusivo de pedestres das 6 às 8 e das 18 às 22 horas. Fora desses horários, skatistas e patinadores poderão utilizar o espaço para a prática de suas modalidades esportivas. Para os ciclistas, nada mudou. O espaço a ser utilizado é somente a ciclovia.





Os secretários lembraram que o diálogo vai continuar e avançar. Na próxima semana, representantes dos skatistas e patinadores vão conversar com a Prefeitura Municipal de Vitória sobre novos espaços para a prática desses esportes. Os secretários já sabem da necessidade de fazer melhorias na arena da Praça dos Namorados e de criar espaços adequados para os praticantes dessas modalidades.

Avanços

“Viemos aqui não para fazer protesto, mas para fazer uma manifestação de apoio a essas medidas tomadas pela Prefeitura. São medidas emergenciais e queremos passar para o pessoal mais novo, falar de skatista para skatista. Pessoal, vamos agir com consciência. Nos horários de pico, com o calçadão cheio de pessoas caminhando, não dá para praticar nenhuma manobra. Nem skatista profissional tem controle total sobre o skate. A Prefeitura está buscando soluções para que todos possam usar o calçadão sem conflitos. E nós vamos continuar conversando para garantir que novos espaços sejam construídos para skate e patins”, disse Vitor Alexander.

“Quero lembrar para a galera do skate que o que está acontecendo hoje é um grande avanço. Os skatistas nunca foram chamados para conversar e dialogar desta forma com a Prefeitura. Há poucos anos, o calçadão aqui era de pedra portuguesa e nem havia Tancredão. Este ano, começamos conversando com o prefeito e mostrando nossos projetos. Precisamos continuar unidos, organizados, compartilhando com os amigos o que está acontecendo, participando”, disse Aline Dantas, presidente da Associação Capixaba de Skate e estudante de Educação Física.

Fonte: Prefeitura Municipal de Vitória





Deixe seu comentário